A Natureza da Terra-Media


A Natureza da Terra-Media, a última publicação de JRR Tolkien editada por Carl F Hostetter é um livro que impressiona em primeira plano pelo amplo conteúdo inédito lançado tantos anos após a morte do escritor Tolkien . São 505 páginas de uma imersão do perfeccionismo literário que Tolkien aplicava em seus livros, parte do processo de construção de um mundo tão vasto como o criado pelo professor.

Não é um livro para todos - inicialmente - por não se tratar de uma história de início meio e fim mas sim um livro de consulta , uma continuação do gigantesco Histórias da Terra-Media onde você vai encontrar detalhes sobre metafísica, tempo, espírito, habitantes …. E muito mais.

Como todo fanático da literatura Tolkieniana adora explorar os micro detalhes da história analiso mais como um livro excelente para obter algumas respostas, mas o que também acho importante é que todos estes detalhes não atrapalhem a recepção individual de cada leitor, o discurso de que Tolkien queria assim, ou que era pra ser do jeito que Tolkien queria é perigoso narcisista demais !

Afinal de contas, Balrogs muito bem podem ter asas ou não, se eu assim quiser!


Livro extremamente recomendado mas somente para quem gosta de aprofundar ainda mais nas histórias de Tolkien e que já tenham lido todos os livros do legendarium. O livro tem capa ilustrada por Ted Nasmith e não possui ilustrações do mesmo tipo em seu interior. Acabamento em capa dura pela editora Harper Collins Br.

A busca por respostas encontra mais um caminho.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bestiário